A NRF 2025 Retails Big Show, evento da National Retail Federation, com mais de 100 edições, ainda é o maior evento mundial de varejo, que na sua edição 2025 ocorreu, como de costume na gelada Nova Iorque entre os dias 12 a 14 de janeiro.
Além das palestras e conferências com líderes de empresas renomadas, como Walmart, Ralph Lauren, Target, Best Buy entre outros contou com a participação de mais de mil expositores.
Três ambientes para visitar e interagir com fornecedores.
Neste ano, o evento foi distribuído em três ambientes de exposição no Jacob Javits Convention Center.
O Startup Hub, dedicado à apresentação de ideias inovadoras, tendências e novas soluções desenvolvidas para o varejo. O FoodService Innovation Zone, com expositores de soluções e aplicações para o varejo alimentar. Por fim, o maior ambiente de expositores, com empresas de serviços, tecnologias e equipamentos diversos, dos mais variados países como Índia, China, Israel, França e Brasil entre outros.
Sim, o Brasil esteve presente com algumas empresas nacionais que tem comparecido em maior número a cada ano.
Algumas Tendencias.
Durante os três dias de evento, 40 mil pessoas circularam pelos ambientes de exposição e palestras.
Entre outros pontos, quatro podem ser destacados como tendencias para o varejo, e merecem atenção:
- A presença cada vez mais forte da Inteligência Artificial no varejo. Em todos os espaços, a aplicação da Inteligência Artificial, seja nas soluções de atendimento ao cliente, na administração do negócio ou na personalização de serviços e experiencias do cliente foi marcante.
- Experiencia do cliente. A loja física deve ser um espaço de experiencia do cliente com a marca, cada vez com maior nível de personalização.
- Sustentabilidade. Continua como tendencia através do consumo consciente, uso da IA e o cuidado ambiental.
- Cultura organizacional. Comportamento aberto ao diálogo com atitudes de escuta ativa como forma de engajar colaboradores.
RFID, outra presença constante.
O RFID foi outra tecnologia que contou com muitos expositores, tanto de software quanto de hardware com aplicações desde a gestão da cadeia de suprimentos à otimização de operações omnichannel, passando pela operação de venda. Essa tecnologia vem crescendo na sua adoção, impulsionada pelo uso da Inteligência Artificial que exige uma massa de dados para que ocorra o processo de aprendizado. No entanto, esses dados têm que ser de ótima qualidade para que o retorno da IA também o seja, e o RFID é a tecnologia que pode gerar esses dados com precisão e elevada qualidade, com o mínimo de erro.
No final das contas, todas as iniciativas vão na direção de encontrar meios de criar e sustentar um relacionamento com o consumidor, o cliente, aquele que escolhe e compra um produto ou serviço, seja na loja física ou virtual, e fazer isso da melhor forma possível, para que seja memorável.