Impulsionadas pela pandemia, as interações digitais se tornaram ainda mais importantes do que eram antes de 2020. Os varejistas de hoje estão interagindo digitalmente com os clientes em vários canais e pontos de contato diferentes. Há uma expectativa de crescimento no futuro, à medida que mais consumidores favorecerem a experiência de compra on-line.
Toda essa tendencia está colocando um foco crescente na infraestrutura tecnológica dos varejistas – seu potencial de rede e dados. A capacidade de obter inteligência acionável a partir da análise de dados, rapidamente se tornou fundamental para o sucesso futuro. Isso é o que capacita os varejistas modernos mais bem-sucedidos, permitindo que eles ofereçam experiências diferenciadas aos clientes e gerem melhores resultados.
Fontes de insights.
Mas, esses dados não surgem do nada. É necessária uma infraestrutura de rede que possa atuar como fonte de insights de dados, apoiando decisões de negócios importantes, ajudando a melhorar a eficiência operacional, manter a segurança do cliente e aumentar as vendas.
De maneira especial, a rede sem fio baseada em nuvem surgiu como um verdadeiro gerador de valor, permitindo que os dados se movam mais livremente e fornecendo o nível de inteligência do cliente que separa os melhores varejistas do restante.
O objetivo de qualquer grande varejista é oferecer experiências de compra de alta qualidade. Isso requer que os dados sejam capazes de se mover sem problemas em vários sistemas e aplicativos. Isso é exatamente o que as infraestruturas de rede baseadas em nuvem permitem. Ambientes de alta densidade oferecem aos varejistas muitas informações valiosas. Mas, à medida que o número de dispositivos conectados cresce, os varejistas devem investir em recursos modernos de WiFi para capturar esses insights e fornecer a experiência excepcional que os consumidores agora exigem.
Com a rede sem fio, os varejistas podem aprimorar a forma como coletam, analisam e armazenam dados do usuário para obter insights acionáveis. Efetivamente, permite que os varejistas obtenham maior inteligência de negócios e de TI a partir dos dados do usuário que coletam, permitindo que eles ofereçam experiências melhores e mais personalizadas ao cliente.
Benefícios para o negócio e para TIC.
Há uma ampla gama de inteligência em oferta que pode ajudar os varejistas a dar esse próximo passo. Do ponto de vista dos negócios, isso pode incluir insights sobre tendências de visitantes em tempo real e históricos em locais distribuídos, comportamentos e preferências de compradores na loja ou o impacto de promoções móveis direcionadas. Também pode permitir o rastreamento da equipe para melhorar a otimização de recursos.
No lado da TI, inteligência valiosa pode incluir benchmarking de desempenho de rede para planejamento de cobertura e capacidade, análises comparativas de loja a loja em toda a região distribuída ou uma visão de 360 graus do uso do dispositivo e da qualidade da experiência. Para alcançar essas competências orientadas por dados, os varejistas precisam ser capazes de acessar facilmente suas informações de uma plataforma intuitiva e centralizada com durabilidade robusta de dados – exatamente o que a rede sem fio baseada em nuvem fornece.
Um case no Reino Unido.
O Grupo Colruyt, uma das maiores empresas de varejo da Europa, é um exemplo perfeito de uma empresa que impulsionou melhorias de eficiência e experiência ao implantar uma rede sem fio para conectar todas as suas lojas de varejo de supermercados, armazéns e escritórios corporativos. Além de fornecer uma experiência móvel mais confiável e eficiente para seus clientes e funcionários, a implementação permitiu que a Colruyt otimizasse suas operações de negócios por meio de análises.
Não só infra Wifi, mas uma forma de entender o cliente.
Claro, não é tudo sobre a experiência. Essas infraestruturas sem fio também fornecem vários outros benefícios comerciais. Por exemplo, eles capacitam os varejistas com a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para se adaptarem perfeitamente às demandas em mudança. Os varejistas podem aumentar ou diminuir suas redes quando necessário, aproveitando a elasticidade da nuvem para ajudar a acelerar o crescimento.
Eles melhoram a eficiência operacional graças a operações de rede muito simplificadas e gerenciamento centralizado de nuvem, LAN e WAN. Ao mesmo tempo melhoram a segurança e a proteção de dados. Ter uma rede sem fio devidamente configurada provou aumentar a segurança e a confidencialidade das informações, ambas extremamente importantes para transações de comércio eletrônico.
Os varejistas reconheceram que, para competir com os vendedores on-line de hoje, eles devem investir em novas tecnologias que os ajudarão a obter insights mais aprofundados e benefícios de negócios, como flexibilidade, escalabilidade e segurança. Isso permitirá que eles construam melhores relacionamentos com os clientes e alcancem a excelência operacional. As soluções de rede WiFi dão aos varejistas as ferramentas de que precisam para levar seus negócios ao próximo nível.
Publicação original: networkingplus.co.uk
Ben Holland, enterprise team leader UK&I, Extreme Networks